Descrição do Produto
INFORMAÇÕES AO CONSUMIDOR
O Extrato de Própolis em é uma solução com alta concentração de própolis, obtida a partir de própolis bruta padronizada, em equipamento desenvolvido para maximizar a extração. Apresenta as atividades cientificamente comprovadas da Própolis Uniflora, permitindo administração em quantidades eficazes de acordo com a necessidade do paciente.
A Uniflora dispõe dos equipamentos necessários e pessoal altamente treinado para realizar a manipulação e o controle de qualidade do seu extrato de própolis. Dessa forma podemos garantir que as propriedades da própolis não são prejudicadas.
INFORMAÇÕES TÉCNICAS
A própolis é uma substância resinosa e balsâmica, que possui coloração e consistência diversas, variando da coloração marrom até verde escuro. É produzida pelas abelhas a partir brotos e exudatos resinosos de plantas, e utilizada no interior da colméia para “soldar” favos, envernizar os alvéolos, fechar frestas para redução da entrada de vento frio, e, principalmente, dos inimigos naturais: fungos e bactérias. Também é utilizada para embalsamar pequenos animais mortos pelas abelhas e que não puderam ser retirados, evitando assim a putrefação.
A composição química da própolis depende da ecologia botânica de cada região, mas em geral é composta de 50% de resina e bálsamo, 30% de cera, 10% de óleos essenciais e aromáticos, 5% de pólen e 5% de várias outras substâncias. Até o momento já foram identificados mais de 200 compostos químicos na própolis, dentre os quais, flavonóides, ácidos aromáticos, terpenóides, aldeídos, álcoois, ácidos alifáticos e ésteres, aminoácidos, esteróides, açucares, etc. Os intensos estudos sobre própolis revelam que estes compostos são os responsáveis pelas suas diversas ações fisiológicas: antimicrobiana (funciona como um antibiótico natural), antiinflamatória, cicatrizante, antifúngica, anestésica e antioxidante (combate os radicais livres).
A qualidade do extrato de própolis é controlada através dos seguintes parâmetros: dosagem do teor de flavonóides (através de análise em espectrofotômetro), grau Brix, porcentagem de resíduo seco, graduação alcoólica e densidade. Atualmente nosso laboratório de microbiologia está padronizando uma metodologia para testar a atividade antimicrobiana das própolis utilizadas, com o objetivo de controlar e comprovar o poder antibiótico do produto final.
INDICAÇÕES
Uso interno:
- Auxiliar no tratamento das infecções e processos inflamatórios (amidalites, gripes, sinusites, etc.).
Uso externo:
- Cicatrização de feridas e cortes;
- Micoses;
- Queimaduras;
- Alguns tipos de afecções dermatológicas.
RESTRIÇÕES
Pessoas sensíveis à própolis não devem utilizar o produto.
EFEITOS COLATERAIS
Não há relatos concretos, mas deve-se atentar para a ocorrência de reações alérgicas.
RECOMENDAÇÕES DE USO
Uso externo - aplicar diretamente sobre a área afetada, devidamente limpa e seca.
Uso interno:
Adultos: 20 gotas, 03 x ao dia, de preferência em jejum. Pode ser ingerido puro ou associado ao leite, água, suco.
Crianças: ½ da dose.